25 de julho de 2017

Olá pessoas, que saudade de escrever sobre nossa querida e amada blogosfera para vocês! Hoje vim trazer um tema que é bem questionado em todos os grupos de Whatsapp, que todo mundo tem dúvida neste universo: o temido SEO.

O que é esse negócio e como podemos aplicá-lo para ajudar o seu blog a subir nos rankings do Google e de diversos buscadores. Já falei sobre ele aqui, mas separe 5 dicas práticas para você aplicar em seus textos e tornar seu blog ainda melhor para os buscadores!

Antes de começar, o que é SEO: o Search Engine Opyimization é uma série de técnicas que visa otimizar o site, para que ele aumente os acessos e melhore o seu posicionamento orgânico (ou seja, sem investimento) nos mecanismos de busca. Agora, vamos as dicas!

  • INVISTA EM TEXTOS COM MAIS DE 300 PALAVRAS: 

Se tem algo que me deixa nervosa, é quando eu entro em um blog cujo o conteúdo do post é apenas um link para o Youtube. Amigos, vamos entender uma coisa: se eu estou em um site é por que quero ler algo. Se eu quisesse ver vídeos, eu iria direto ao Youtube.

Além disso, o robozinho que indexa seu blog nos buscadores, não entende seu conteúdo como relevante e faz ele cair. Por isso, faça seu post com mais de 300 palavras e inclua nele fotos, links de fora e do próprio site, e claro, reforce o português e se preocupe com a ortografia, concordância e tudo mais.

  • DEFINA A PALAVRA CHAVE DO SEU TEXTO E USE MUITO ELA: 

O trabalho da palavra-chave se dá pela repetição. Ao definir a sua, você precisa investir ela algumas vezes durante o texto, principalmente no primeiro parágrafo e no título.

E como identificar a sua palavra-chave? Primeiro analise seu conteúdo, depois use as ferramenta de keywords que temos no Google. Escolher uma palavra que está em alta é EXTREMAMENTE IMPORTANTE para seu conteúdo.

  • OTIMIZE E REDUZA O SEU LINK: 

Evite que os links dos seus posts sejam gigantes. Troque o como-fazer-brigadeiro-de-panela-fácil-de-microondas-brastemp-cinza para como-fazer-brigadeiro-no-microondas. Os buscadores gostam muito mais de links mais curtos, pois facilitam o compartilhamento.

Outra dica importante é sempre usar a palavra-chave no link também! É muito importante por que deixa o texto ainda mais arrematado ao SEO, e consequentemente, torna ainda mais otimizado.

  • LINKS SÃO IMPORTANTES, MAS É PRECISO TER ATENÇÃO:

Ter links em seu post é como dar uma vida nele, se forem links internos, melhor ainda. Eles dão a oportunidade do usuário desbravar o seu site ou blog ainda mais, através deles.

Mas cuidado ao compartilhar eles em seus textos. Verifique sempre se os links do seu blog não estão quebrado ou emitindo mensagem de erro. Quando acontece isso, o sua otimização cai pois o robozinho considera que você está levando os seu usuários a lugares de risco. E não queremos isso, né?

  • INVISTA EM PLUGINS DE SEO/OTIMIZAÇÃO EM SEU BLOG: 

A galerinha que tem Blogger que me perdoe, mas o WordPress tem uma facilidade incrível chamado plugins. Tem um plugin que uso que se chama Yoast SEO que torna tudo mais fácil aqui no blog.

Ele me alerta das palavras-chaves, da quantidade de texto e tem um monte de ferramentas que facilitam muito o trabalho na hora de produzir o conteúdo. Sério, VALE MUITO A PENA TER ELE INSTALADO EM SUA HOSPEDAGEM.

Enfim, tem muitas outras dicas bacanas que posso dar para vocês, mas eu espero que vocês tenham curtido esse post! Deixe aqui suas perguntas sobre otimização que eu faço uma parte 2 deste post! Ah, não esquece de comentar o que achou, tá? Um super beijo e até mais! 🙂

por Carolina Rabêlo
Compartilhe com os amigos
38 comentários

Leia tambem

  • Como divulgar nas Redes Sociais?
  • Blogosfera: Organização, SEO e mais!
  • Ferramentas e Aplicativos para Redes Sociais.
  • Comente pelo facebook:
    Comente pelo Blog:

    1. brunella vettorato, 25 de julho de 2017

      Dicas mais que valiosas minha gente ♥ Estou aos poucos aprendendo acrescentar esses truques no meu blog ♥

      • Karol Rabêlo, 25 de julho de 2017

        São truques básicos e muito práticos! Você vai tirar de letra! Beijo ♥

    2. Nicole, 25 de julho de 2017

      Se eu te falar que eu estava procurando um post desse tipo voce acredita? Juro! Vai me ajudar bastante, valeu mesmo.

      • Karol Rabêlo, 25 de julho de 2017

        Oh, que linda! De nada! Tomara que seu blog bombe bem muito! ♥

    3. Amilton Júnior, 25 de julho de 2017

      Suas dicas foram simplesmente incríveis, esclareceram muita coisa. Uma dúvida que tenho é como colocar as palavras-chave pelo Blogger, ainda não consegui aprender essa parte. Desde já obrigado 😊

      • Karol Rabêlo, 25 de julho de 2017

        Tem uma dica boa para isso: deixe ela sempre em negrito. O Google irá entender que ela é a chave pela periodicidade e também pelo destaque que você deu a ela no texto! De nada, espero que ajude 🙂

    4. Tainara, 25 de julho de 2017

      Cara, a inocente aqui achando que SEO fosse algo mais complicado de se entender, o famoso “bicho de sete cabeças”. Mas esse post desmitificou muito isso, obrigada pela paciência e carinho de montar um post bem completinho!

    5. Vitória Bruscato, 25 de julho de 2017

      Suas dicas foram MARAS! E eu já anotei todas! Vejo que investir em SEO dá um bom retorno e quero investir mais nisso! Obrigada por esse post com dicas incríveis, Karol! <3

    6. Yuri S, 25 de julho de 2017

      Dicas de SEO são sempre bem vindas, estou começando a aplicar no meu blog!

    7. Deise Almeida, 25 de julho de 2017

      Gostei muito das suas dicas, especialmente, essa do link! Não sabia que otimizar e reduzir os links influenciavam tanto! Será que eu posso mudar mesmo depois de um tempo? Tenho o meu blog há mais de um ano, e passei das 110 postagens haha, e realmente, têm alguns links que são bem grandinhos. Haha, será que dá tempo de mudar sem prejudicar? O desempenho muda mesmo?

      Eu amei a sua postagem, eu tenho o WordPress.com e ele já me ajuda muito, mas eu pretendo me especializar mais no assunto de SEO!
      Se te interessar, eu te indiquei a um prêmio bem legal lá no meu blog, espero que você goste!
      Beijos, e parabéns!
      Blog Senhorita Deise

      • Karol Rabêlo, 26 de julho de 2017

        Flor, acho que pode, mas começa a ver os links a partir de agora. Seus posts já estão indexados e se você mudar o link, pode prejudicar. Vai se monitorando a partir de agora e sucesso! Beijo, vou passar lá no seu blog 🙂 ♥

    8. Mylena Monteiro, 25 de julho de 2017

      Adorei suas dicas! São detalhes extremamente importantes, que muitas vezes não presto atenção 🙁 Ah, e parabéns pelo blog, você escreve muito bem!!
      Beijos de gloss pra você

      • Karol Rabêlo, 26 de julho de 2017

        Obrigada pelo elogio! Espero que te ajude a ter bons resultados! ♥

    9. vivian Diniz, 25 de julho de 2017

      Que dicas maravilhosas Karlol, eu tb detesto entrar em um blog e ter só um link para youtube, eu nem volto mais no blog!!!

    10. Kimberly Camfield, 25 de julho de 2017

      Esse post está mais do que perfeito!
      Quando comecei o blog, um aninho atrás, não sabia nada de nada, exceto mexer no photoshop e gostar de escrever kkk. E aos pouquinhos fui aprendendo uma coisinha aqui, outra ali, o SEO apareceu, mas confesso que nunca soube como aplicar ele no meu blog 100%. Esse post foi muito explicativo e extremamente útil. Algumas delas já conhecia (mas é sempre bom reforçar né?),como o número mínimo de palavras, palavras-chave e usar links internos Mas outras não e ajudaram muito, muito <3
      Vou tentar baixar esse plugin que não conhecia.
      Beijão

    11. Analia, 26 de julho de 2017

      Dica valiosas. Vou favoritar para aplicar no meu blog no próximo post.
      Amei mesmo

      https://levandoaseriio.blogspot.com.br/2017/07/tv-cruj.html

    12. Klissia, 26 de julho de 2017

      Amei as dicas. É uma pena mesmo o blogger não oferecer itens que facilitam a vida da gente, rsrs.

      • Carolina Rabêlo, 31 de julho de 2017

        Obrigada coisa linda! Verdade, mas investe nas dicas que vai te ajudar muito! Beijo ♥

    13. Gabriella Caruso, 26 de julho de 2017

      Desde o comecinho do meu blog eu uso o SEO e sempre vi muito resultado! Se não for a melhor, posso dizer que foi uma das melhores coisas já inventadas. Ajuda MUITO na vida <3
      Beijos

      <

    14. O Outro Lado da Raposa, 26 de julho de 2017

      Tenho que estudar mais essa técnica porque sou jornalista e as vagas de emprego que vejo SEMPRE pedem conhecimento de SEO….

      bjs

      http://www.ooutroladodaraposa.com.br

      • Carolina Rabêlo, 31 de julho de 2017

        Pow, tem vários conteúdos incríveis na internet que podem te ajudar! Beijo ♥

    15. Cristina Boldi, 27 de julho de 2017

      Muito legal o post Carolina.
      Pra mim ainda falta migrar pra o WP, em breve estarei com um novo layout. Oremos pra dar certo rs

      Beijos

      http://www.cuidadosevaidades.com.br

    16. Erika Monteiro, 27 de julho de 2017

      Oi Karol, tudo bem? As dicas de SEO são realmente bem importantes. Na faculdade tenho aula de Marketing Digital e tenho aprendido várias técnicas para melhorar o blog. Esse plugin é ótimo já uso ele a dois anos melhor impossível. Com certeza aumenta muito o alcance do blog. Beijos, Érika =^.^=

    17. heli lobo, 27 de julho de 2017

      Amei as dicas, de verdade! No blogger eu passo um pouco de nervoso, rs
      amei o blog, sucesso!

      • Carolina Rabêlo, 31 de julho de 2017

        Normal amiga, mas relaxa que vai ficar tudo bem! Se precisar, estamos aqui ♥

    18. Késia, 4 de agosto de 2017

      Ameii as dicas e vou começar aplicar no meu blog, parabéns pelo blog e pelo otimo conteúdo!

    19. Diovana Cougo de Vargas, 14 de agosto de 2017

      Que dicas maravilhosas, algumas já conhecia, outras começarei a colocar em prática. Uma pena mesmo o blogger não ter esses plugins, uso ele e sinto falta dessas facilidades. Mas, não tenho como usar o WordPress não no momento ao menos e já estou acostumada com o blogger, o jeito é fazer as coisas mais manuais mesmo ahahahah

      Beijos,
      Pinguimtagarela.blogspot.com.br