04/01/2017

Tenho certeza que pelo menos um momento da sua vida de blogosfera, você já usou única e exclusivamente o Facebook para divulgar seus conteúdos novos! E sei também, que se você é experiente neste ramo, sabe o como o Facebook ficou mal com a gente, trocando layout de páginas, abaixando nosso alcance orgânico e muito mais!

post

Mas, também sei que sair desta grandiosa rede social, também não é uma boa opção! Então, afinal, qual a saída? É fazer como o camaleão e se adaptar ao ambiente, para sobreviver lá dentro. No post de hoje, vou contar algumas coisas bacanas para te ajudar nesta missão! 

Que fique claro: Não sou expert, minha relação com Facebook é de amor e ódio, assim como a sua!

Para começar, vamos nos convencer que deixar o Facebook não é uma solução! Números atualizados mostram que a rede do Mark passou em 2016 dos 1,59 bilhões de usuários cadastrados! Fala sério, é muito gente! Esse número gigante fica na frente de gigantes como o Youtube e Whats App, que sim são redes sociais e tem mais de 1 bilhão de usuários cada!

Se levarmos em consideração que as duas depois do Facebook não são aliadas boas de compartilhamento e divulgação (não suporto amigas blogueiras que mandam seus links por lista de transmissão no Zap! Sério, apenas PARE!), precisamos saber lidar e tirar o melhor da rede sociais.

Sim, companheira(o) é bem complicado. Então, vamos conversar para começar a desamarrar esse nó e fazer um belo laço em nossa estratégia de rede social. Vamos falar sobre design, patrocínio e truques!

  • DESIGN: MUDANÇA DE LAYOUT NAS PUBLICAÇÕES E PÁGINAS. 

Se você também odiou a mudança do layout das nossas queridas página, bem vinda ao Clube! Fala sério, bem parecidinho com o orkut, né? Não adianta reclamar, o Mark não nos escuta! Pensa pelo lado bom, agora nossas páginas podem ter mais informação, sem que a gente se preocupe com aquela parte que o avatar ficava em cima

Mas segura a onda na quantidade de informações que vão na sua página! Tente centralizá-las todas no meio, para que a visualização da sua página seja perfeita tanto no mobile quanto no desktop. Isso também serve para as postagens! E falando nelas, hoje foram atualizados os novos formatos:

♦ Os posts retangulares ficaram no passado! Agora as visualizações com proporção 1×1,3 são o babado da rede! Ou seja, posts com 500px (largura) por 650px (altura) são melhores visualizados tanto em mobile quanto em desktop. Também serve o tamanho 1000px por 1300px!

De verdade: no mobile é perfeito esse formato, mas nas versões para computador ainda fica com aquelas falhas brancas e não centralizada as fotos em alguns momentos. Então, eu irei aguardar a aplicação total, para pensar em fazer as mudanças!

♦ As capas e avatares das nossas páginas também mudou um pouco! As capas agora são com 820px por 312px e o avatar com 170px por 170px. O que isso altera em sua vida? Não muita coisa, mas acredito que isso seja o primeiro passo de mais uma mudança de layout nas páginas! #MEDO

  • ALCANCE NAS PUBLICAÇÕES E PATROCÍNIO: 

Eu vivi uma fase da minha página, que apenas eu curtia as minhas publicações! É humilhante, principalmente se a postagem relacionava a um conteúdo novo. E o alcance, mais baixo que a mais interina camada da terra. Andei lendo alguns textos, participei de cursos e decidi: VAMOS INVESTIR NISSO AÍ!

Sim, comecei a patrocinar minha página! Inserir 50 reais em meu banco e comecei a brincar! Direcionei R$15 para impulsionar curtidas, sem segmentar o meu público e tomei prejuízo! O segredo de patrocinar no Facebook é: patrocine as suas publicações.

Eu, particularmente, não vi resultados positivos com o impulsionamento de curtidas. Com o patrocínio dos posts um a um, você consegue ter mais controle de quem você quer atingir, da onde, seus interesses e tudo mais. O engajamento pode ser pequeno, mas serão de pessoas ideais para consumir seu conteúdo.

Pode no começo parecer que não está adiantando nada todo esse investimento. Mas com a experiência, você consegue ver seus números do BLOG ou CANAL crescerem. Quanto eu invisto em minhas publicações? O MÁXIMO R$3 EM CADA UMA! Se você souber administrar, você faz grandes negócios, gastando pouco! Vai por mim!

IMPORTANTE: Por mais que seja permitido passar dos 20% de texto nas suas artes, não abuse! Quanto mais texto, menos alcance você tem na sua publicação! A dica é postar fotos bem elaboradas e vídeos (eles fazem o maior sucesso).

Os truques que tenho para dar para vocês possui uma chave bem importante: GRÁFICOS! Os gráficos que estão na sua página não é para deixar de enfeite, mas sim para você descobrir quem é e o que gosta o seu público. Eu, por exemplo, vi que na minha página o pessoal agita mais perto das 20h! O que eu fiz? Coloquei um post neste horário e geralmente ele é de novidades.

E para finalizar, não tenha medo de se aventurar nas outras redes sociais também. O Facebook é ótimo, mas aliado com outros tipo o Instagram ou o Pinterest, ele torna sua estratégia ainda mais forte! Se você tiver alguma dúvida ou quer alguma dica, comenta aqui em baixo!

Não deixe de compartilhar esse post para seus amigos que precisam de ajuda no Facebook! Espero que vocês tenham gostado deste post! Um super beijo e até a próxima ♥

por Carolina Rabêlo
Compartilhe com os amigos
30 comentários

Leia tambem

  • Como fazer um Gif Animado?
  • Instagram vs Snapchat: A Briga do Ano!
  • Blogger, WordPress e outros Freebies pra você!
  • Comente pelo facebook:
    Comente pelo Blog:

    1. Sammy, 10 de janeiro de 2017

      Ótimas dicas. Tambem odiei o novo layout, sou meio chato com essas coisas e esse layout faz parecer que ta tudo desorganizado

    2. Aléxia Oliveira Macêdo, 12 de janeiro de 2017

      Facebook é aquela clássica frase sofredora: ruim com ele, pior sem ele. Mas sabendo os paranauê, a gente consegue driblar o tio Mark! Adorei seu post, ótimas informações, já até salvei hehehe. Lindo blog ♥

      • Karol Rabêlo, 13 de janeiro de 2017

        Verdade ahahaha!
        Espero ter ajudado viu, conte comigo nesta novela!

    3. Brunella Vettorato, 12 de janeiro de 2017

      Bota caso de amor e ódio nisso viu Karol , SOFRI muita com essas mudanças apesar de não ter página do meu blog , mais tenho página da minha loja online com tudo só me prejudicou . O instagram pra mim é o melhor ♥

      • Karol Rabêlo, 13 de janeiro de 2017

        ahahahaha é entre tapas e beijos!
        Instagram realmente tem sido melhor neste sentido, é uma das redes mais completas do momento!
        Beijo ♥

    4. Vitória Bruscato, 12 de janeiro de 2017

      Suas dicas foram ótimas! Eu sempre estou procurando dicas pra dar um up na fanpage, tudo é válido! E estou indo dar uma olhada na sua 🙂

      • Karol Rabêlo, 13 de janeiro de 2017

        Opa, obrigada!
        Espero mesmo ter ajudado! Fica ligada que sempre post dicas por aqui! ♥

    5. Joice, 12 de janeiro de 2017

      O facebook não tem ajudado mesmo a vida de quem trabalha com mídia não é? E não só referente a blogs.. Pior que o nosso amado Insta também tá começando a seguir essa linha. AFF
      Mas, reclamar não adianta e temos que nos virar e fazer o melhor com o que a gente dispõe, então bora tirar o melhor do facebook né? Adorei a dica do tamanho das imagens, eu vou atentar um pouco mais nisso!

      • Karol Rabêlo, 13 de janeiro de 2017

        Verdade, efeito camaleão e se adaptar, fazer o que!
        Fico feliz em ter ajudado! ♥

    6. carol sena, 13 de janeiro de 2017

      o facebook mudou? kk eu nem percebi, sou tão desligada, mas vou dar uma olhadinha ainda bem que ainda tenho suas dicas.

      • Karol Rabêlo, 13 de janeiro de 2017

        Mudou e toda hora muda menina! ahaha
        Fica atente, pois esse Mark adora nos trolar! ♥

    7. Bru, 13 de janeiro de 2017

      Poxa karol eu adoro esse tipo de post produtivo rs Eu reparei mudanças sim, e sua dica sobre impulsionar as publicações e não as curtidas também será útil pra mim. Vou me organizar direitinho pra fazer também.
      Adoro seu blog!

      Beijão!

      • Karol Rabêlo, 13 de janeiro de 2017

        Que bom que o post te ajudou Bru!
        Obrigada pelo carinho! Beijo ♥

    8. Pyetra Santiago, 13 de janeiro de 2017

      Tô na fase humilhada de curtir minhas próprias publicações 🙁 é bem difícil lidar com o facebook, viu. Estava pensando em impulsionar as publicações, mas fiquei com um medo gigantesco de ser dinheiro direto pro ralo… agora estou reconsiderando a idéia (vi que você gasta muito pouco, o que é excelente! Especialmente pra quem está ‘começando’).
      Esses dias vi um texto de uma blogueira sobre divulgar no google +, achei bem interessante, mas ainda não sei bem como fazer isso. Você divulga por lá também? Tem alguma dica?

      Adorei seu post! Tô passando por uma fase dificl com o envolvimento das pessoas com a fanpage, mas estou seriamente pensando em investir nisso.

      Beijos

      • Karol Rabêlo, 13 de janeiro de 2017

        Eu sei bem como é essa fase, passei e passo por isso!
        Google Plus, eu não tenho tanto a manhã, mas vou me esforçar pra dá dicas aqui no BLOG!

        Investe, depois me conta! Beijo ♥

    9. Kakau, 13 de janeiro de 2017

      Nossa acabei de ler o que eu tava pensando kkkkkk, mulher, concordo com voce e obrigada pelas dicas!

    10. Isabela Luccas, 13 de janeiro de 2017

      Detestei o novo layout das páginas e ainda me perco quando vou procurar algo kkk adorei a postagem! Penso em impulsionar as publicações, mas as vezes fico com receio de não dar em nada :p

      • Karol Rabêlo, 15 de janeiro de 2017

        Vale a pena fazer o teste nos impulsionamentos!
        Tenta uma vez, vai que você se surpreende!
        Beijo :*

    11. Danielly Martins Diniz, 13 de janeiro de 2017

      Gostei bastante da sua publicação e realmente o facebook foi bem malvado conosco em relação ao alcance e todo o resto.

    12. Leatrice Barros, 13 de janeiro de 2017

      Adorei as dicas Karol! Realmente eu tenho que dar uma olhada naqueles gráficos hahaha

      Beijos!

      • Karol Rabêlo, 15 de janeiro de 2017

        Isso, super importante ver os gráficos, afinal, eles estão ali para nos ajudar!
        Beijo :*

    13. Thamires Kaled, 13 de janeiro de 2017

      Eu tenho uma página do meu trabalho como fotógrafa e até agora não tive problemas, sempre alcanço uma visualização legal, espero que quando ela cresça eu não tenha esse problema. Boa sorte para você! 🙂

    14. Mari, 13 de janeiro de 2017

      Amei as dicas! Meu Deus, eu preferia 100% o antigo! O novo deixa um ar de desorganização.. Enfim, amei o seu post! E que blog maravilhosooooo é esse? Tô apaixonada!

      Bjos, Blog Marinspira

      • Karol Rabêlo, 15 de janeiro de 2017

        Verdade menina, o outro jeito era bem mais organizado!
        Obrigada pelo carinho, sua linda!
        Beijo :*

    15. Julia, 14 de janeiro de 2017

      WOW, nao sabia que poderia achar um post assim, mostrando quais foram as mudanças, muito obrigada por mostrar tudo isso, me ajudou muito. Beijinhos

      • Karol Rabêlo, 15 de janeiro de 2017

        Poxa Júlia, fico muito feliz com teu comentário!
        Espero ter ajudado! Beijos :*