Glicerina: Como usar nos cuidados com o cabelo?

Glicerina: Como usar nos cuidados com o cabelo?

Os cuidados com o cabelo feitos em casa é realizado frequentemente por todo mundo, principalmente, por quem tem cabelo cacheado, tornando o cuidado redobrado. Sempre utilizamos alguns produtos de fácil acesso, até mesmo aqueles que temos em casa e a glicerina é uma delas.

Por possuir um alto poder hidratante, a glicerina pode ser usada de várias maneiras, pois ela hidrata áreas ressecadas da nossa pele e cabelos também. Mas não se preocupe: existe a glicerina certa para ser usada nos cabelos.

Para que serve a glicerina?

A glicerina vegetal tem ação hidratante, lubrificante, emoliente e umectante. Por causa da ação higroscopia que consiste em absorver água e trazer para o cabelo e pele. Ela tem a capacidade de repor a água do cabelo, diminui a evaporação rápida, reduz o frizz, deixa os cachos mais definidos e retém a umidade. Na pele, ela pode ser usada diretamente em áreas ressecadas, e quando o local é abafado o resultado é satisfatório.

Existe a glicerina vegetal e a mineral. Para nosso, uso a vegetal é a melhor. Ela é encontrada como componente em vários produtos para cabelo, pele do corpo, do rosto e também em sabonetes. Não se esqueça de ler o rótulo dos produtos e observar se é a vegetal ou a mineral que existe em sua composição. Por isso não precisa ficar preocupado, pois você já utiliza a glicerina no seu dia-a-dia.

Como usá-la no cabelo?

Já ouvi várias coisas sobre esse produto no cabelo, mas vou descrever aqui como eu costumo usar e o resultado que eu tenho no cabelo:
  • Use-a na etapa de hidratação do cronograma capilar: Como disse acima ela é super hidratante, e isso vem descrito na própria embalagem, você pode adiciona-lá ao creme na hora de passar no cabelo. Uma colher de sopa é o suficiente para ter um resultado incrível no cabelo. Não esqueça de usar uma touca para abafar o cabelo, assim você irá potencializar o resultado.
  • Use no seu pré-shampoo: O pré-shampoo ajuda a proteger o seu cabelo da ação do shampoo com sulfato. Quando adicionado nessa etapa do seu tratamento capilar, potencializa essa proteção.
  • Use na etapa de reconstrução do Cronograma CapilarA reconstrução é uma etapa necessária para todo cabelo, seja ele natural ou não, e por agir em áreas extremamente ressecadas você pode adiciona-lá nessa etapa. Uma tampinha basta para conseguir o resultado desejado, adicione ao creme quando for aplicado no cabelo.

Deixará meu cabelo ressecado?

Isso pode acontecer se usada com excesso. Na verdade, tudo usado em excesso faz mal, seja para o corpo ou para o cabelo. Observe sempre a necessidade do seu cabelo fazendo o teste de porosidade. Não caia em mitos relacionado a esse produto, ela é uma grande aliada para cabelos ressecados e pode ser usada em qualquer época do ano.

Use sem medo, mas com moderação.

Além de hidratar as partes super ressecadas do seu cabelo, ela reduzirá o frizz, deixando assim o cabelo mais definido, ou no caso do cabelo liso, mais liso ainda. Deixa o cabelo com um brilho incrível e bem macio e com movimento. Você à encontrará em qualquer farmácia, o preço varia de marca para marca e de loja para loja. Não se esqueça que precisa ser a vegetal. Você costuma usar a glicerina? Me conta aqui. Até o próximo post!! 🙂

12 Comments

Leave a Reply