Intercâmbio: Três tipos que você precisa conhecer

Intercâmbio: Três tipos que você precisa conhecer

viagem

É um prazer estar aqui outra vez falando de um assunto que eu gosto muito: o intercâmbio! No post anterior, falamos sobre os principais questionamentos que uma pessoa deve fazer a si mesmo antes de fazer sua viagem internacional com o propósito, além de simplesmente carimbar o passaporte e conhecer um novo lugar.

intercâmbio

Como por exemplo: Precisa saber o motivo; Idioma que quer aprender; Quanto tempo pretende ficar; Disponibilidade financeira. Hoje, como prometido, vamos falar dos 3 tipos de intercâmbios, bora comigo?

Intercâmbio com trabalho voluntário ou voluntariado:

intercâmbio

Esse é um modelo de intercâmbio que mais me cativa. Inclusive, foi nessa linha que realizei meu primeiro intercâmbio (vou fazer um post exclusivo relatando minha experiência). Nessa modalidade você precisa ter o conhecimento básico do idioma local, para desenvolver as suas atividades.

Um dos destinos mais procurados é a África, devido a necessidade humana e social. Existem programas que vão de semanas à meses, e o bacana é que a maioria deles atende às necessidades da ONU (Organização das Nações Unidas). De modo geral, é feita uma troca, você oferece suas habilidades de convivência, conhecimentos e humanísticas, em troca você tem hospedagem e pelo menos uma refeição.

Pra falar a verdade, você aprende muito mais do que quem está recebendo sua ação. É mesmo gratificante. Sobre custos: é um dos intercâmbios mais baratos para fazer. A organização que eu indico é a AIESEC, vale a pena conferir.

Intercâmbio de Idiomas:

intercâmbio

Aprender um novo idioma é a modalidade mais comum entre os intercâmbistas. Os destinos que se destacam são os Estados Unidos, Canadá, Irlanda, China, Chile e pasmem, a Coreia do Sul. Em sua maioria tem um custo superior aos demais, devido às taxas de matrícula, hospedagem, materiais, certificados, etc.

Os preços variam de R$4.000,00 à R$40.000,00, tudo depende do destino, temporada, período de curso, que pode ser de 2 semanas até 1 ano. O objetivo é único: aprender um novo idioma. Não se preocupe se você não tem conhecimento mínimo, antes mesmo de entrar pra nova turma, será feito um teste de nivelamento.

Intercâmbio Au-pair:

intercâmbio

Esse tipo de intercâmbio é exclusivo para mulheres de 18 à 30 anos, sem filhos, que trabalham como babá de forma remunerada. Se engana quem pensa que só porque você gosta de criança já é o suficiente! Além do domínio do inglês, você precisa provar que já trabalhou com os pequenos.

É feito um processo seletivo e o contrato mínimo é de 1 ano. Você vai acompanhar a crianças em atividades básicas do dia-a-dia, como escola, tarefas, higiene, alimentação e etc. O principal destino é os EUA e o custo benefício é com certeza o que mais chama atenção para essa categoria.

Surgiu alguma dúvida sobre esse tema? Deixe nos comentários, quem sabe eu posso ajudar, não é mesmo!? Um grande abraço e até a próxima. Não esqueça de me seguir no Instagram: @klissiamafraNos encontramos no próximo post!

4 Comments

Leave a Reply