Mídia Kit: A importância dele para o blog!

Toda semana teremos uma dica da blogosfera para você, amiga(o) que faz conteúdo para a internet, melhorar ainda mais seu trabalho. No último post, surgiu uma dúvida muito boa que será o tema deste conteúdo: MÍDIA KIT. O que é o Mídia Kit e por que eu preciso dele? Vem comigo que te conto!

Mídia Kit

Ele é a carta de apresentação do seu blog para as empresas. Da mesma forma que você faz um currículo, quando quer concorrer a uma vaga de emprego, seu blog também precisa de um currículo para ser apresentado.

Com ele, seu parceiro tem acesso as informações detalhadas sobre seu blog, como acessos, temas que são abordados e etc. E vale lembrar: você ter um desses agrega ainda mais valor ao seu site/blog, perante as empresas. Mas afinal, o que precisa ter num Mídia Kit?

Identidade Visual do seu Blog:

Eu sou adepta a mudar as cores do meu blog, e automaticamente, eu mudo as cores do meu MK (vamos chamar assim) também. Isso é importante para ter um padrão, para ativar a lembrança na mente de quem está vendo o seu material. Então, siga ao máximo possível a mesma identidade do seu blog, a garantia de sucesso será ainda maior.

Informações gerais do seu Blog e redes sociais:

Se o MK é uma carta de apresentação, então você precisa se apresentar. Fale sobre seu site, suas redes, quais os temas que abordam, qual a periodicidade e claro, os números delas. Hoje as empresas não estão se apegando tanto a isso, mas é legal mostrar para eles verem o seu público.

Em falar em público, é bom identificar quem é ele também. Se a maioria é mulher, homem, que idade, que interesses, por onde acessa e o que mais você poder detalhar. Isso apresenta a sua público-alvo as empresas. E não vale inventar isso: colete informações com pesquisas e dados dos Analitics do Blog e das redes sociais.

Se apresente no Mídia Kit:

Além de saber sobre o blog, as empresas também querem saber quem escreve ele. Por isso, conte um pouco sobre você, sua formação, seus gostos e aquela ou outra informação que você acha relevante. Isso faz com que quem recebe seu MK, se sinta próximo e se identifique você.

Vou contar para vocês: uma vez me ofereceram uma oportunidade de trabalho, simplesmente por que apresentei de forma bacana os meus conhecimentos. O MK não abre portas apenas para o Blog, mas para você também!

Mídia Kit

Use o Mídia Kit para mostrar seu trabalho:

O MK é para mostrar os seu melhor, por isso, ilustre ele com fotos suas, pequenos pedaços de posts bacanas ou até mesmo com aquela reportagem que te deu reconhecimento de alguma forma. Isso valoriza demais o seu trabalho e mostra o quão profissional você é.

Deixe seus contatos visíveis no Mídia Kit:

Você acredita que muita gente esquece disso? Pois bem, deixe seu e-mail no seu material. Mas deixe o e-mail, viu? Nada de pedir a empresa entrar em contato via inbox. Um e-mail bem escrito é muito eficiente para ambos os lados de uma parceria.

Vamos a uns toques importantes: NÃO PEÇA NADA NO MÍDIA KIT, a intenção dele é te apresentar e não ter nada em troca. Outra coisa e não fazer um MK muito longo, por que torna-se cansativo a leitura. De resto, é só mostrar o seu melhor! Para ajudar, segue meu Mídia Kit, para vocês verem como eu desenvolvi ele.

Está precisando de um Mídia Kit, mas não manja de fazer?
Então, vamos conversar que eu te ajudo!

E aí, gostou desse post? Na próxima semana, irei ajudar a vocês a criar uma estratégia de compartilhar o seu mídia kit, de forma eficiente. E isso não é para conquistar parceria não, mas é para você ser visto, que é muito importante. Compartilha com seus amigos esse post, me segue no Instagram e até a próxima! 🙂 

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