Organização: Dicas incríveis para o novo ano

Ser mais organizada e produtiva é a sua meta para este novo ano? Organização é um ponto chave para alcançarmos todos nossos objetivos e metas. É através dela que tiramos nossos sonhos do papel e fazemos deles realidade.

Já entendemos que organização é importante, então como podemos ser mais organizados e produtivos. Separei 5 dicas bem legais que me ajudam e que com certeza irão te ajudar nessa missão. Como vocês sabem, sou home office há quase um ano, então estou dou essas dicas com muita propriedade, por que vem da realidade.

Organização tem que ser um hábito, uma rotina.

A primeira dica que eu dou para vocês é que se você quer ser organizado, você tem que começar. Não adianta fazer como algumas metas que você diz que começará amanhã e nunca começar.

Uma dica sobre isso é começar eliminado algumas coisas. Faça aquela limpa no seu escritório, na sua mesa, tire os excessos e deixa ela atrativa para se manter organizada. Isso facilitará muito o seu processo de organização.

Tenha onde se planejar: seja físico, digital ou os dois. 

Funciona muito comigo escrever o que tenho que fazer no dia e visualizar todas as minhas tarefas de uma vez só. Atualmente, comprei o Planner da Tilibra, paguei super baratinho nele e faço minhas anotações. Me ajuda muito.

Recomendo também o Planner do Blog Que se Ame, que é um dos mais completos da internet e você pode moldar a quantidade de folhas, a configuração, de acordo com a sua necessidade.

Prefere usar algo mais digital? Vou te recomendar um monte agora: Trello, Google Keep, Asana, Google Agenda. Todos eles você consegue sincronizar com celular, o que deixa muito mais prático o trabalho.

Aposte numa playlist incrível para te motivar.

Vamos falar um pouco sobre produtividade. Você já anotou tudo para se organizar e agora chegou a hora de colocar em prática. Música é algo que muito me ajuda a me concentrar nas minhas tarefas.

Tenho várias, mas recomendo muito a playlist do Efeito Orna no Spotify. São músicas leves, jovens, que te ajudam a concentrar no trabalho. Eu tenho uma playlist chamada Ai Amor, que reúne de música lenta a batidão, que uso nos dias que to mais desanimada.

Tá difícil se concentrar? Aplique a técnica de Pomodoro em sua rotina!

Essa técnica me ajuda muito na concentração. O Pomodoro consiste em dividir seu tempo em pedaços, alternando um tempo em trabalhar e um tempo para descansar. Para explicar melhor, usarei meu exemplo: A cada 1 hora que eu trabalho, eu tiro 15 minutos para descansar.

Nesta uma hora, eu deixo aberto só que preciso, deixo o telefone no silencioso e dentro do gaveta e me concentro naquilo que preciso fazer. Nos 15 minutos, eu saio do computador, alongo, tomo um suco, vejo as redes sociais, deito, enfim.

Isso dá bastante certo e deixa meu dia mais produtivo. Eu uso o cronometro do celular, mas tem aplicativos e extensões para o Chrome que são para isso. Busca “Pomodoro” que você encontrará muitas opções.

Mais importante: mantenha seu descanso em dia.

O descanso é o segredo do sucesso. Uma mente descansada é responsável pela realização de grandes coisas. Mas lembre-se: descanso não significa preguiça. Tenha boas noites de sono, tenha horários para tudo, leia um livro, veja uma série, aprenda uma coisa nova e etc.

Não adianta nada trabalhar 24 horas por dia e não relaxar, pois isso tornará o trabalho chato. É como diz a frase: trabalhe com amor e os outros irão dizer que você tem sorte. Não é sorte, mas sim equilíbrio.

Eu adoro compartilhar com vocês esse tipo de assunto, por que é algo que faz parte da minha rotina e tenho certeza que pode te ajudar na sua. Tem alguma dica para compartilhar? Comente aqui e vamos ajudar mais e mais pessoas.

2 Comments

Leave a Reply