Scab Hair: O que é e como tratar?

É bastante comum, durante a transição capilar, nos depararmos com diversos nomes ou expressões que antes não faziam parte do nosso vocabulário, provando que assumir os cachos pode trazer, além de uma grande força e elevação da autoestima, uma expansão de conhecimentos nunca antes explorados.

Uma palavra que a grande maioria das cacheadas (ou que estão no processo) pode ter encontrado nesse caminho foi o famoso Scab Hair: uma palavra muito utilizada lá fora, mas que já faz parte do vocabulário de muitas brasileiras que estão nesse processo de transformação.

Qual a definição correta de Scab Hair?

A palavra traduzida ao pé da letra seria “cabelo em cicatrização”. Para melhor identificação desta fase, vamos imaginar o seguinte cenário: Anos e anos colocando algum tipo de química no cabelo, e então você decide parar e iniciar o processo de transição.

Nos primeiros momentos a ansiedade toma conta e você não vê a hora do seu cabelo começar a crescer para que você possa desfrutar dos seus cachos naturais. Os dias vão passando e os primeiros fios naturais vão começando a aparecer e você percebe estar de cara com um cabelo áspero, seco e sem definição, entretanto não há motivos para desespero pois é uma fase bastante comum após o big chop.

O que está acontecendo com meu cabelo?

Agora que sabemos em qual momento o Scab hair pode acontecer, que tal entender o que está acontecendo com nossos fios? Esse assunto pode gerar algum tipo de polêmica, pois alguns estudos científicos garantem que não acontece, enquanto outros dizem que sim.

Quando paramos de usar química, passar chapinha ou secador, nosso couro cabeludo demora um tempo para terminar o processo de “cicatrização” e então os novos fios que começaram a nascer se deparam com um couro cabeludo danificado e com vestígios de química, fazendo com que os novos cabelos nasçam com um “efeito pós-química” deixando o cabelo quebradiço, seco e o pior de tudo, sem definição.

Principais pontos para identificar se você realmente está passando por esta fase.

É muito comum a grande maioria das mulheres não conseguirem identificar se realmente estão passando por esse processo ou se estão no famoso Bad Hair Day ótimas para te ajudar nesses dias), então vamos facilitar sua vida e identificar os pontos principais:

    • Você sente que seu cabelo está mais áspero e grosso.
    • Sente que ele está mais fraco e quebradiço.
    • A tão esperada definição não está acontecendo.

Sinto informar, mas provavelmente você está passando pelo temido Scab Hair, mas não há motivos para desespero, mesmo sendo um momento horrível, a boa notícia é que ele passa e seus cachos vão nascer, como esperado.

Muitas pessoas associam o Scab Hair com perda de cabelo, porém existem outros motivos que causam queda de cabelo, que devem ser analisados, muitas vezes, com auxílio de um dermatologista.

Como tratar o Scab Hair?

Mesmo sabendo que esta fase é passageira, queremos passar por ela de uma forma menos dolorosa, não é? A boa notícia é que existem alguns cuidados que você pode tomar para que esse momento não tire a sua paciência, podendo fazer até que você perca a vontade de cachear.

Por conta do ressecamento, recomenda-se bastante a utilização de shampoos hidratantes, pois, além do cabelo cacheado ser mais difícil de levar a oleosidade para todo o fio, nessa fase a dificuldade de hidratar será muito maior.

Outra dica indispensável é fazer umectação toda semana (recomenda-se a utilização de óleo de coco), como já dito o ressecamento acompanha essa fase, então nada mais importante para os fios que uma boa nutrição capilar devolvendo aos poucos a vida para os cabelos e deixando-os mais hidratados com um brilho especial.

Outro conselho bastante importante, que passa despercebido, é começar a criar hábito de não tomar banho em água quente. A água aquecida pode danificar e muito os fios, tornando-os mais ásperos, aumentando as chances de embaraços, sem contar com o aumento da probabilidade de ressecamento. Lembre-se, no próximo banho, opte pela água morna.

Quando entendemos o processo que estamos passando, tudo parece ficar mais leve, e por mais que a fase Scab Hair seja bastante delicada e muitas vezes desanimadora, não perca o foco, logo você estará animada com a chegada do seu cabelo real e toda as fases difíceis pelas quais você passou, servirão de incentivo para muitas meninas que estão iniciando o processo de transição.

Anote todas as dicas e coloque em prática para deixar seu cabelo ainda mais lindo. Em breve, irei compartilhar com vocês sobre como estou cuidando do meu cabelo. Não esqueça de comentar e compartilhar com as amigas, combinado? Até a próxima.

Leave a Reply