Vitrine de Profissões: Publicidade & Propaganda

Segunda-feira de carnaval, é um excelente dia para contar novidades aqui no BLOG. Hoje venho trazer para vocês uma das novidades que contei na semana passada, em comemoração ao aniversário do Deixe Apenas Fluir (veja a post aqui). Como sei que tem uma galera linda que me acompanha, que está naquela fase de escolher o que quer ser quando crescer, eu decidir lançar este novo quadro, chamado: VITRINE DE PROFISSÕES. Neste quadro, você vai conhecer mais sobre uma profissão, com direito a entrevista com um profissional da área, e saber dicas e toques sobre o mercado de trabalho. Vamos conhecer a primeira profissão?
É claro que eu começarei com a profissão que eu amo e que eu exerço. Sim, meu povo, vamos falar sobre o mundo da Publicidade & Propaganda, esse mercado que sou apaixonada e que eu acho a profissão mais legal do mundo. Como eu sou muito suspeita para falar, eu trouxe uma convidada especial para esse quadro, para contar para todos vocês um pouco mais sobre o mercado da comunicação.


Conheço a Juliana a algum tempo, e nosso primeiro encontro foi num curso sobre BLOGS que aconteceu em Santos. Ela, topou ser a primeira entrevistada deste quadro e eu fiquei muito contente, pois acredito que ela tem muito a acrescentar para nós. Então, vamos bater um papo com ela? 
Quando você viu que esta profissão, era aquilo que você queria pelo resto da vida?
JULIANA: Sempre fui apaixonada por comunicação. Eu sabia que faria algo ligado a jornalismo, Radio/TV, Publicidade (prestei vestibular pros 3 cursos inclusive) e analisando a grade de ensino, optei por Publicidade por ter mais flexibilidade, por ser um “coringa” que consegue se adaptar facilmente em qualquer segmento, afinal tudo precisa de Publicidade. Mesmo depois de 6 anos de formada, eu sei que é isso que eu queria pra mim, uma profissão que muda e cresce constantemente ao qual sempre preciso absorver e acompanhar tudo o que posso de forma mais ágil possível.
Que curso você fez? Onde? Fez alguma especialização? Conte pra gente!!
JULIANA: Fiz Publicidade e Propaganda na UNISANTA (em Santos/SP). Sempre faço cursos específicos como criatividade, marketing digital. Preferi seguir esse rumo mais “nichado” por conta de que atuo mais na área digital, e como é uma área relativamente mais recente nessa ramificação, não encontrei nada tão bom e específico para fazer uma especialização como pós.
Como é o mercado de trabalho?
JULIANA: Hoje nenhum mercado de trabalho está fácil. É preciso ser criativo, determinado e se antecipar as tendências sempre que possível. O bom é que se você entrar na faculdade com essa mentalidade desde o princípio, você consegue ir mais além do que a média. Afinal, muita gente se forma no curso, mas poucas pessoas atuam na área.
Conte para nós, como você exerce a sua profissão hoje?
JULIANA: Além da empresa que trabalho atuando no Marketing Digital, estou trabalhando também em projetos pessoais como Consultoria de Marketing Digital (faço algo mais seletivo para poder dar uma atenção total ao cliente) e também estou mergulhando de cabeça no meu Blog Garota Empreende que fala sobre Empreendedorismo, Redes Sociais, Marketing, Tecnologia, Vendas e por aí vai.
Qual a tendência mais forte da sua profissão atualmente?
JULIANA: Com certeza é o Marketing Digital, Inbound Marketing. Afina, a forma do cliente lidar com as marcas está muito mais “multitela“, muito mais interativa e tecnológica, por isso é uma área muito promissora. Até na própria Revista Exame saiu uma matéria a respeito que é uma das 10 profissões promissoras dos próximos anos.  
O que um profissional precisa para se destacar no mercado?
JULIANA: Tem que ouvir as pessoas, parar de focar só em “premiações” e ir em busca das conversões e resultados pros clientes, precisa buscar dar o melhor de si e ampliar seus conhecimentos sempre.
Qual a maior dificuldade que sua profissão tem?
JULIANA: Muitos empresários leigos acham que Publicidade é fácil e traz resultados instantâneos, os publicitários são pouco valorizados, possuímos mais habilidades que muitas outras profissões mas caímos naquela armadilha de ser o “cara” ou a “mina” faz tudo, porque para se tornar um excelente publicitário você precisa ser um bom vendedor, ou seja, se adequar ao mercado, saber contornar dificuldades, conhecer inúmeros segmentos diferentes e etc. Justamente por saber como vender ideias e conceitos, nos jogam inúmeras vezes para outras áreas ao qual não gostaríamos, por termos nos preparado muito mais e investido em nosso conhecimento para ir mais além no ramo da Publicidade e Propaganda.
O que te inspira na sua profissão?
JULIANA: O ato de poder criar, trazer soluções, vender conceitos e ideias, levar conteúdo relevante, escrever, planejar estratégias. Na verdade, eu amo tudo que a publicidade engloba, tudo me inspira. Cursar Publicidade é um primeiro passo para o mundo empreendedorismo ao meu ver, porque você tem que traçar estratégia, pesquisar público, definir personas, criar campanhas, definir canais, avaliar retorno e conversão, acompanhar crescimento e por aí vai, então dedicação, planejamento, criação e acompanhamento – tudo o que um empreendedor faz no dia a dia, um publicitário tem total vivência na faculdade, eu tive isso enquanto cursei (risos).
Quais livros, filmes, séries você indica para quem pensa em começar a estudar sobre sua área?
JULIANA:  Nossa, tem muita coisa que pode ver. Eu cheguei a responder para o programa de TV da Unisanta dando algumas dicas a respeito pra quem deseja atuar e como é atuar na área, se quiser conferir: – clique a aqui –  (a partir 14:19). Tem muitos LIVROS mais específicos da área, mas pra quem ainda pensa em começar a estudar, eu indico para começar o “Raciocínio Criativo na Publicidade” do grande Stalimir Vieira. Te faz ver que precisa pensar diferente, olhar por outro ângulo e por aí vai. Sobre FILMES, eu amo sétima arte, pra começo eu indicaria. “Obrigado por fumar” um ponto interessante que trata a vida de propagandistas do tabaco, armas e por aí vai. O legal é ver como montam discursos criativos mesmo quando seus produtos não são dignos de defesa. “Se eu fosse você” pega a vida do casal que troca de corpo e o marido (Tony Ramos) é o que? Publicitário, o legal é ver a percepção da campanha quando trocam de “corpo”. E por fim recomendo um dos filmes clássicos que mais amo assistir “Do que as mulheres gostam” com o Mel Gibson, mostra a rotina de uma agência, processo de criação, do Mel Gibson testando os produtos para entender como as mulheres se sentem… gente o filme por inteiro é muito bom, o assisti quando era criança e nunca mais o esqueci, e desde então sempre que passa a reprise eu “grudo na tela” pra ver! O filme A Rede Social – mais voltado pra tecnologia, conta a história de Zuckerberg mas é possível ver como a estratégia, posicionamento de marca e etc que alavancam de fato esse negócio. Indico assistir esse filme e ler o livro ao qual o filme foi inspirado que se chama “Bilionários por acaso” do Ben Mezrich. Vou parar de indicar senão vai ficar muito extenso! (risos).
Tem alguma dica que você gostaria de dar para a galera pensa em ter a sua profissão?
JULIANA: Não desista dos seus objetivos, não tenha medo de falar com as pessoas, Publicidade tem muito a ver com Relacionamento e Networking, esteja sempre receptivo a conhecer as pessoas e aprender pelo menos uma lição com elas (tire sempre um insight disso, é incrível), busque sempre superar seus desafios e os desafios que o mercado impõe e pense diferente. Não o diferente clichê de “pense fora da caixa” mas pense diferente das pessoas medíocres, afinal o mundo está cheio delas.
Sensacional né, gente? Vocês podem acompanhar a Juliana no BLOG Garota Empreende (ela foi na Campus Party recentemente e ela conta tudo lá). 
Gostaram do nosso novo quadro? Comenta aí se te ajudou a conhecer mais sobre essa profissão maravilhosa. Aproveitem e deixem sugestões de profissões que vocês querem conhecer!! Um super beijo a todos, bom restinho de carnaval e até o próximo post 

Acompanhe + dicas e babados do Blog nas Redes Sociais
 FACEBOOK ♥ INSTAGRAM ♥ YOUTUBE ♥ TWITTER ♥ ENJOEI

3 Comments

Leave a Reply